Fundação Mendes Costa apresenta prestação de contas e reforça impacto social em Visconde do Rio Branco
30 de janeiro de 2026

Evento realizado em dezembro reuniu cerca de 300 convidados na sede da instituição para apresentar resultados de 2025
Visconde do Rio Branco, janeiro de 2026 – A Fundação Mendes Costa (FMC) realizou, no final de dezembro, sua prestação de contas anual, reunindo cerca de 300 pessoas em sua sede, em Visconde do Rio Branco. O encontro contou com a presença de representantes do poder público, empresas parceiras, doadores, familiares das crianças atendidas e membros da comunidade, consolidando-se como um momento de transparência, diálogo e celebração dos resultados alcançados ao longo de 2025.

Para a Presidente da Fundação, Cristiane Costa, “a presença desse público diverso na reunião evidencia como a Fundação Mendes Costa é uma instituição construída de forma coletiva e existe graças ao envolvimento de tantas mãos, diferentes olhares e propósitos comuns. Juntos, temos contribuído com o futuro de milhares de cidadãos ao longo dos mais de 30 anos de atuação da instituição. Agradeço de maneira especial aos nossos doadores e parceiros, cujo papel é fundamental para o desenvolvimento das nossas ações”, afirmou.
Impacto em números
Durante a prestação de contas, a FMC apresentou indicadores que demonstram a amplitude e a relevância de sua atuação. No Projeto Cidadão do Futuro, foram 148 crianças e adolescentes atendidos ao longo do ano, impactando 119 famílias de 15 bairros de Visconde do Rio Branco. Além disso, o projeto contou com 55 voluntários atuantes.
Outro destaque foi o Programa Jovem Aprendiz, que resultou na contratação de 21 adolescentes oriundos do Cidadão do Futuro, uma parceria entre Fundação Mendes Costa, Pif Paf Alimentos e Senai.

Na área educacional, a Escola Maria Adelaide Mendes Costa apresentou resultados expressivos. Ao todo, 79 colaboradores da Pif Paf Alimentos nos polos de Visconde do Rio Branco, Viçosa e Patrocínio concluíram uma etapa da trajetória acadêmica, seja nos Ensinos Fundamental e Médio ou curso de informática.
Parcerias que somam
Durante o encontro, Cristiane reforçou a importância do apoio de parceiros e doadores para a sustentabilidade das ações da instituição e fez um convite às empresas da região. “O Projeto Cidadão do Futuro é mantido, em parte, por meio de doações e atualmente conta com uma lista de espera superior a 60 crianças. A ampliação e a continuidade da iniciativa dependem do fortalecimento do aumento do número de parcerias, que são fundamentais para expandirmos o atendimento e alcançar um número cada vez maior de crianças e suas famílias.”, explicou.

O Vice-Prefeito de VRB, Miguel Slaibi Filho, esteve presente na prestação de contas e destacou a importância dos projetos realizados pela Fundação: "O Cidadão do Futuro é um projeto de grande valor para a cidade de Visconde do Rio Branco por conta do acolhimento de crianças em vulnerabilidade social. Parabéns a todos pela prestação de contas apresentada".
A empresa Rio Branco Laranjas Selecionadas é uma das apoiadoras da Fundação e foi representada na reunião de prestação de contas pela Gerente Administrativa, Anamaria DelArco. Segundo ela, o apoio à Fundação está diretamente ligado aos valores da empresa. “Nosso intuito é contribuir para uma alimentação mais saudável das crianças e adolescentes atendidos pela instituição, entendendo que uma boa nutrição é parte essencial do desenvolvimento humano. Acreditamos que nosso papel vai além da produção citrícola, e que apoiar iniciativas como essa é uma forma concreta de fortalecer a região onde atuamos”, afirmou.
Anamaria também ressaltou a importância da prestação de contas para reforçar a credibilidade da instituição. “As informações apresentadas, de forma clara e responsável, reforçaram a seriedade do trabalho desenvolvido pela Fundação e nos motivaram a fortalecer ainda mais esse apoio”, completou.
Compromisso com o futuro
Integrante do Conselho da Fundação Mendes Costa, Juliana Venâncio avaliou de forma positiva o trabalho apresentado e destacou a evolução das ações da instituição ao longo dos anos. “É perceptível o cuidado, a organização e a dedicação dos profissionais e voluntários. Os depoimentos das famílias confirmaram o quão importantes e positivas são as ações desenvolvidas pela Fundação”, ressaltou.
Para Juliana, a prestação de contas é um instrumento essencial de governança. “Ela garante transparência, fortalece a confiança da comunidade e evidencia a correta aplicação dos recursos. Além disso, aproxima parceiros e voluntários da realidade vivida pelas crianças atendidas, fortalecendo o compromisso com a continuidade e o crescimento desse trabalho tão importante”, afirmou.Ao encerrar o evento, a Cristiane Costa reforçou o papel estruturante da Fundação para o desenvolvimento social da região, atuando na educação, na formação cidadã e na redução da vulnerabilidade social. “Nossa a tuação cria oportunidades reais de desenvolvimento humano e contribui para quebrar ciclos de vulnerabilidade. A prestação de contas fortalece a credibilidade, a confiança e também nos ajuda a planejar os próximos passos, garantindo que nossas ações sigam conectadas às reais necessidades da comunidade”, concluiu.