Governo de Minas vistoria obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete
5 de fevereiro de 2026
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-governador, Mateus Simões, realizaram, nesta quinta-feira (5/2), uma vistoria às obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, na região Central do estado.
A ação integra o processo de retomada das obras dos hospitais regionais, que é uma prioridade do Governo de Minas, sob responsabilidade das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e marca mais uma etapa para a conclusão da unidade, considerada estratégica para o fortalecimento da rede pública de saúde do estado.
Com previsão de conclusão até o fim de 2026, as obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete tiveram início em 2010 e ficaram paralisadas por vários anos. A retomada ocorreu em 2021, com recursos provenientes do Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho, firmado entre Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais e a Vale.
O Acordo Judicial visa reparar os danos coletivos e difusos decorrentes do rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IV-A da Mina Córrego do Feijão da Vale S.A., ocorrido em janeiro de 2019, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.