Minas confirma 11ª morte por chuvas; O estado deve enfrenta mais chuvas nesta semana
23 de fevereiro de 2026

Levantamentos anteriores indicam que os óbitos recentes estão associados principalmente a deslizamentos e enxurradas provocados pelas chuvas.
Minas Gerais confirmou nesta segunda-feira (23) a 11ª morte ligada ao intenso período de chuvas no estado, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil. A nova vítima, um homem de 35 anos, morreu após ser atingido por uma cabeça d’água enquanto praticava rapel na Cachoeira do Batista, na Serra do Cipó (Região Central) no sábado (21), quando o volume de água aumentou de forma repentina.
O número de desabrigados e desalojados continua elevado, com 610 pessoas sem teto e mais de 5 mil afastadas de suas casas, muitas acolhidas temporariamente por familiares ou amigos. Levantamentos anteriores da Defesa Civil indicam que os óbitos recentes estão associados principalmente a deslizamentos e enxurradas provocados pelas chuvas intensas registradas no estado no período chuvoso de 2025/2026.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e órgãos meteorológicos seguem emitindo alertas devido à instabilidade atmosférica que predomina em grande parte de Minas Gerais, especialmente nas áreas de maior relevo e menor drenagem urbana. Condições de chuvas intensas, ventos e acumulados acima da média para fevereiro continuam, elevando o risco de alagamentos e eventos geo-hidrológicos adversos.
A Zona da Mata Mineira, incluindo cidades como Viçosa, Juiz de Fora, Muriaé e Ubá, permanece sob condição favorável a chuvas frequentes e temporais isolados ao longo desta semana com altas probabilidades de precipitação diária. Dados de previsão estendida apontam que os próximos dias continuarão com períodos de chuva e instabilidade, mesmo com possibilidade de aberturas de sol intercaladas.