Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Minas Gerais registra 31 mortes no período chuvoso 2025/2026, o mais letal dos últimos 5 anos

24 de fevereiro de 2026


{{brizy_dc_image_alt entityId=

Além das mortes, o boletim aponta que Minas Gerais tem 633 pessoas desabrigadas, que necessitam de abrigo público, e mais de 5.000 desalojadas.

A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou, no boletim divulgado nesta terça-feira (24), que o atual período chuvoso — iniciado em 1º de outubro de 2025 — já deixou 31 pessoas mortas em decorrência das chuvas no estado. Esse total torna a estação atual a mais letal dos últimos cinco anos, superando as temporadas desde 2020/2021, embora ainda esteja abaixo do número registrado em 2019/2020.

As novas vítimas confirmadas são de Juiz de Fora (16) e Ubá (4), cidades da Zona da Mata, onde os temporais causaram os maiores impactos registrados nos últimos dias. Existem diferenças nos números entre órgãos municipais e estaduais, e a prefeitura de Ubá relata que podem ser seis mortes no município — acima das quatro confirmadas no boletim estadual.

Com o acréscimo dessas mortes, o montante de óbitos pelo período chuvoso ficou distribuído da seguinte forma:

  • Juiz de Fora (MG): 16 mortes confirmadas
  • Ubá (MG): 4 mortes confirmadas (até o boletim mais recente)
  • Outras ocorrências no estado somadas anteriormente totalizam o restante dos 31 casos desde outubro de 2025

Situação de vulnerabilidade social

Além das mortes, o boletim aponta que Minas Gerais tem 633 pessoas desabrigadas, que necessitam de abrigo público, e mais de 5.000 desalojadas, ou seja, que tiveram que deixar suas casas e estão temporariamente acolhidas por amigos ou familiares.