Minas: Mortes por causa das chuvas chegam a 72 em novo balanço da Polícia Civil
2 de março de 2026

O balanço atualizado na manhã de domingo (1º de março) revela a dimensão da catástrofe climática na região. Entre as vítimas identificadas estão 14 crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou, às 9h de domingo (01/03/2026), uma atualização sobre as consequências das fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata mineira. O número oficial de vítimas fatais subiu para 72, sendo 65 em Juiz de Fora e 7 em Ubá.
As mortes foram causadas por soterramentos, enxurradas e deslizamentos de terra. O Instituto Médico-Legal (IML) trabalha em regime de urgência para realizar as necropsias e a identificação formal das vítimas.
No município de Juiz de Fora, a situação é alarmante. Todos os 65 corpos levados ao IML já foram identificados pelas equipes técnicas. Até o momento, 62 corpos já foram liberados para que os familiares possam realizar os sepultamentos.
O perfil das vítimas em Juiz de Fora evidencia o impacto trágico sobre os mais jovens:
Nota da Redação: A PCMG reforça que os nomes não são divulgados em respeito ao luto das famílias, sendo a comunicação feita primeiramente aos parentes de forma privada.
Em Ubá, o número de mortos subiu para sete. O balanço deste domingo inclui a identificação de um homem de 39 anos. Assim como em Juiz de Fora, todos os sete corpos foram devidamente identificados pelo protocolo legal, e seis já foram entregues às famílias.
Vítimas em Ubá:
Os Postos Médico-Legais das duas cidades seguem operando com reforço. A Polícia Civil esclarece que os trabalhos de identificação seguem protocolos rigorosos para garantir a segurança jurídica e a dignidade das vítimas.
Enquanto isso, as equipes de resgate permanecem em alerta, pois o solo na Zona da Mata continua extremamente saturado. O risco de novos deslizamentos, mesmo com chuvas menos intensas, ainda é considerado crítico pela Defesa Civil.
| Município | Óbitos Confirmados | Identificados | Liberados p/ Famílias |
| Juiz de Fora | 65 | 65 | 62 |
| Ubá | 07 | 07 | 06 |
| TOTAL | 72 | 72 | 68 |