Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Prefeitura de Viçosa divulga nota de esclarecimento sobre falta de médicos em UBS
20 de maio de 2021

'}}

Os moradores de Viçosa tem reclamado da falta de profissionais para atendimento clínico nos PSFs (Programa Saúde da Família), em todos os bairros da cidade. A maioria diz que tenta marcar uma consulta com clínico geral nas unidades e raramente consegue.

A Secretaria de Saúde informa que no dia 19 de janeiro deste ano foi aberto o processo (PRC01/2021) para contratação imediata e cadastro reserva para 52 cargos. Entre eles os de Médico I – ESF 40 horas e Médico II – ESF 20 horas, sendo que todos os aprovados no processo seletivo foram convocados.

Entretanto, devido à importante demanda por profissionais de saúde na região por conta da pandemia do coronavírus, o número de inscritos não foi suficiente para suprir as necessidades de atendimento.

Enquanto se prepara para publicar novo edital de processo seletivo para tentar novas contratações, a Procuradoria Geral do Município autorizou que fossem realizadas contratações emergenciais, com vistas a não deixar a população desassistida. Contudo, embora a coordenação de Rede e Atenção Primária da Prefeitura de Viçosa esteja empenhada em fazê-lo, é notável a escassez de profissionais no contexto atual.

Assim, a coordenação de Rede e Atenção Primária informa que tem tomado todas as medidas para a contratação dos médicos para atendimentos nos PSFs, e aproveita para convocar possíveis interessados a procurarem o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde para mais informações sobre as contratações. O contato é (31) 3892-8326.

Realidade

Atualmente, Viçosa conta com 24 equipes instaladas em 14 unidades físicas pelos bairros da cidade. São 15 médicos atuando, normalmente, sendo que o ideal, para uma cobertura de 100% das equipes, seriam 24 médicos.

Por fim, a Secretaria de Saúde reitera que a Prefeitura de Viçosa tem feito um trabalho incansável em busca de profissionais para cobrir 100% das demandas dos PSFs da cidade, mas tem se esbarrado na carência de profissionais dispostos a prestar serviços para a rede municipal de saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal