Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


UFMG anuncia retorno das aulas presenciais para 26 de março
25 de fevereiro de 2022

'}}

Na UFV, retorno integral está previsto para 02 de maio, sujeito à deliberação do CEPE

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  anunciou nesta quinta-feira (25) o retorno das atividades acadêmicas de forma presencial. A partir de 26 de março, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação voltam a ocupar os espaços físicos dos campi de Belo Horizonte e Montes Claros, no norte de Minas.

A expectativa da universidade é de que atividades de extensão também voltem a acontecer de forma presencial.

De acordo com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a UFMG está se preparando para receber os estudantes e tem se esforçado para construir um ambiente seguro com a adoção de medidas de biossegurança recomendadas pelo Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus. 

Para o retorno às atividades presenciais, será obrigatório o uso de máscaras. Serão realizadas também campanhas para garantir a vacinação da comunidade e mapeamento dos espaços físicos com oferta de álcool gel para higienização frequente das mãos. 

A reitora ressalta, ainda, que a volta ao regime presencial é uma reivindicação dos próprios estudantes e que, retorno será feito com "a adoção de todos os cuidados possíveis". 

Atualmente, a UFMG faz o mapeamento da situação vacinal da comunidade pelo Monitoracovid. Conforme a reitora, foi instituída, também, uma comissão, por meio do Conselho Universitário, “para analisar a possibilidade de solicitação de comprovante vacinal como uma forma de contribuir, de forma ética e responsável, com a vacinação coletiva”.

UFV

O retorno presencial integral na UFV está previsto para o período letivo de 2022/1, que terá início em 02 de maio. Entretanto, ainda haverá deliberação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFV.

Regulamentação

O retorno das atividades de forma presencial foi regulamentado em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no dia 13 de janeiro. Conforme a resolução, todas as atividades acadêmicas devem ser ofertadas de forma presencial e, somente em situações excepcionais, em que sejam justificadas as dificuldades de se cumprir as normas de biossegurança previstas no plano de retorno, poderá ser proposta a substituição parcial das atividades para um regime remoto. Para que isto ocorra, a justificativa precisa ser avaliada e aprovada pela diretoria da unidade acadêmica ou estrutura equivalente e, caso necessário, pelas câmaras de Graduação, Pós-graduação e Extensão.

Veja o Plano de retorno presencial da UFMG

Por O Tempo