A prefeitura de Belo Horizonte publicou, nesta sexta-feira (4), o decreto que estabelece o fim da obrigatoriedade do uso de máscara cobrindo nariz e boca em espaços abertos da capital. Na quinta-feira (3), o comitê de enfrentamento à pandemia já havia formalizado a orientação ao Executivo municipal durante reunião.
No decreto, publicado no Diário Oficial do Município, a prefeitura cita a redução da taxa de transmissão e a redução dos casos de Covid que exigem internação hospitalar, além do risco mais baixo de contaminação em ambientes abertos e o avanço da vacinação. A flexibilização já está valendo.
Em Betim, a prefeitura anunciou que a máscara deixará de ser obrigatória em espaços abertos a partir de segunda-feira, 7 de março. Ambientes fechados
Em BH, por enquanto, não há previsão para flexibilizar o uso de máscara em ambientes fechados, que são mais propícios à transmissão da Covid-19.
No Distrito Federal, as máscaras não serão mais obrigatórios em locais abertos a partir de segunda-feira (7) e o Rio de Janeiro também decidirá sobre o tema na próxima semana.
O Estado de Santa Catarina foi além e já não obriga que crianças de 6 a 12 anos utilizem o item de segurança em sala de aula.
Desde a última semana, o Rio Grande do Sul também dispensou o uso obrigatório para as crianças de 6 a 12 anos em qualquer ambiente.