Através de informações fornecidas para a equipe de jornalismo do Primeiro a Saber, o secretário municipal de saúde, Rainério Rodrigues, esclareceu que mesmo com a decisão da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de desobrigação do uso de máscaras em locais abertos, Viçosa ainda precisa passar por alguns trâmites para aderir à medida.
Na próxima semana, a lei que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras será alterada, e logo após, será feito um decreto permitindo a liberação das mesmas para locais abertos.
O secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva realizada na cidade administrativa na manhã desta quinta-feira (10), informou que a partir deste sábado (12), o uso de máscaras no estado está desobrigado e determinou o fim do Minas Consciente - programa de auxílio no controle dos índices de contaminados por Covid-19 que durou cerca de dois anos.
Em sua fala, Baccheretti indicou que a situação vacinal do Estado é positiva e que a vacina se mostrou segura. Portanto, o Governo decidiu pela liberação do uso de máscaras em locais abertos, deixando a cargo dos municípios aderirem à medida.
O secretário também sugeriu para as pessoas que ainda não se sentirem preparadas para deixar o uso, que não se sintam constrangidas em continuar fazendo uso da proteção.