Reconhecida por seu trabalho em diversas áreas, a UFV agora faz parte também da Rede de Universidades Latino-americanas pelo Comércio Justo. A certificação foi concedida nesta quarta-feira (09), em live transmitida pelo Youtube da Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR). Além da UFV, apenas a Universidade Federal de Lavras já recebeu tal reconhecimento no Brasil.
O projeto Cidades e Universidades pelo Comércio Justo busca promover os princípios e valores da economia solidária, comércio justo e consumo responsável entre as comunidades locais e as universidades, estreitando as relações entre os produtores e o meio acadêmico, a partir de espaços de diálogo, pesquisa e extensão. Para integrar essa rede é necessário atender a alguns critérios, dentre eles ter um grupo de pesquisadores empenhados em desenvolver ações relacionadas ao comércio justo e aos pequenos produtores.
Na UFV, a iniciativa tem como responsável o professor Layon Carlos Cezar, do Departamento de Administração e Contabilidade, que é presidente do Comitê UFV pelo Comércio Justo e coordena diversas ações com o apoio também de professores e estudantes dos departamentos de Agronomia e Economia Rural. Dentre as atividades já em andamento está o desenvolvimento de um Sistema de Informações com dados das associações e cooperativas certificadas pelo Fairtrade no Brasil, com os objetivos de acompanhar, estruturar e sistematizar informações sobre as atividades executadas e o impacto nas condições socioeconômicas locais.
Layon Cezar destacou durante a live que é uma honra contribuir para o recebimento da certificação da UFV e trabalhar com os pesquisadores da Ufla “no começo de uma grande história para fortalecer o comércio justo, que tanto contribui com os agricultores, organizações, cidades e, cada vez mais, com as universidades, que muito têm a oferecer, mas também aprender com o conhecimento que vem do campo”.
Também representando a UFV, a vice-reitora Rejane Nascentes agradeceu pelo recebimento da certificação e o empenho do professor Layon. Ela lembrou que a Universidade tem tradição agrícola há mais de 95 anos e que realiza uma das maiores atividades extensionistas destinadas aos produtores rurais do Brasil: a Semana do Fazendeiro. Toda essa experiência será levada agora também para a parceria com a rede pelo comércio justo.
A live de entrega do certificado à UFV, que também contou com o reconhecimento das cidades Poço Fundo, em Minas Gerais, e Muqui, no Espírito Santo, ainda pode ser conferida no Youtube. Mais informações sobre a Rede de Universidades Latino-americanas pelo Comércio Justo estão disponíveis em: bit.ly/3MIzlEn.
Fonte: Universidade Federal de Viçosa (UFV)