A vereadora Jamille Gomes (PT), reivindicou ontem (03), na Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Viçosa, melhorias para o Centro de Atenção Psico-Social de Viçosa (Caps), que entrega atendimento a crianças e adolescentes em relação a saúde mental.
"A gente sabe que saímos de uma pandemia e o quanto isso está afetando as crianças nós ainda estamos entendendo. As aulas estão voltando agora, estamos vendo o movimento das crianças voltando para a escola, mas não podemos desconsiderar o tempo que elas ficaram em casa e muitas vezes sem atendimento e desamparadas com situações emocionais", disse a vereadora.
Também segundo a vereadora, que esteve no Caps na última segunda-feira (02), há uma grande dificuldade de oferta de serviço no local. De acordo com ela, a equipe mínima não está completa, já que tem apenas sete profissionais trabalhando o dia todo e dois deles são realocados (o correto seria duas equipes com oito profissionais cada) e não há atendimento psiquiátrico há oito meses.
"Há oito meses as crianças e adolescentes que tomam medicação não estão sendo orientadas, estão sem atendimento", afirmou Jamille.
Além disso, a vereadora pontuou que o espaço onde hoje funciona o Caps não é adequado e não é habilitado. O que significa que ele não recebe recursos do Governo Estadual e Federal, e isso dificulta ainda mais a oferta de serviço.
Nesse sentido, Jamille Gomes fez reinvindicações para que o Executivo olhe as adequações necessárias para o Caps para que possa ser oferecida uma saúde mental de qualidade para as crianças e adolescentes.