Viçosa: Agente comunitária de saúde cobra pagamento do piso salarial
13 de julho de 2022

'}}

A agente comunitária cobrou o pagamento do piso salarial. Na semana passada, o vereador Rogério Fontes (PSL) fez um requerimento sobre a situação.

A agente comunitária de saúde, Maria Priska de Macedo da Silva, fez o uso da Tribuna Livre, na reunião ordinária da Câmara Municipal de Viçosa da última terça-feira (13), para cobrar o pagamento do piso salarial para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

Segundo Maria e conforme o requerimento feito na última semana pelo vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL), a portaria que aprova o novo piso salarial da categoria já foi aprovado para o valor de R$ 2.424,00. No entanto, até o momento o Executivo Municipal não está repassando os valores aos profissionais.

Leia também:

Viçosa: vereador faz requerimento ao Prefeito por valorização de agentes de saúde e endemias

Além disso, a agente comunitária ressalta que a categoria tem direito também à insalubridade e aposentadoria especial. Mas, assim como o pagamento do piso, são direitos que os agentes, até o momento, não receberam.

Maria Prisca de Macedo da Silva, piso salarial da saúde de agentes comunitários e agentes de endemias.

Agente comunitária de saúde - na comunidade do bom jesus

"Como sabemos que o prefeito precisa enviar pra cá um projeto para que seja liberada nosso piso, e já que o salário está na conta do município, esperamos que vocês (vereadores) nos deem apoios. Vamos fazer nossa parte e contamos com vocês", disse a agente que trabalha no Bom Jesus.

Maria citou ainda, ao fim da sua fala, que o prefeito iria mandar o projeto que contempla o pagamento do piso para votação ontem, mas não aconteceu.

O Primeiro a Saber procurou a Prefeitura de Viçosa, mas até o fechamento desta edição não obteve respostas.