O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Viçosa informou que já chegam a 161 o número de casos de conjuntivite registrados em Viçosa. O primeiro caso foi confirmado em 12 de fevereiro último.
Por isso, a Secretaria orienta a população a adotar medidas que podem diminuir o risco, entre elas, lavar as mãos com frequência; usar álcool gel e sabão neutro; não colocar as mãos nos olhos para evitar a recontaminação; evitar coçar os olhos para diminuir a irritação da área; lavar as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas; não encostar o frasco do colírios ou da pomada no olho; evitar a exposição à agentes irritantes (fumaça) e/ou alégenos (pólen) que podem causar a conjuntivite; não usar lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite; não usar lentes de contato se estiver usando colírios ou pomadas; não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite; e evitar piscinas.
Sintomas
Os principais sintomas da conjuntivite são olho vermelho e lacrimejante; inchaço nas pálpebras; intolerância à luz; visão embaçada; e visão borrada. Embora não exista tratamento específico, para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais.
Além das precauções, é importante que haja o acompanhamento do oftalmologista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Outras informações na Vigilância Epidemiológica - (31)3899-5123