A vítima foi atraída por um falso anúncio no Instagram de uma amiga; PMMG alerta sobre golpes virtuais
A Polícia Militar de Ubá foi acionada por uma vítima, na tarde da última terça-feira, 24/10, por volta das 13h17, que relatou ter caído em um golpe de um falso anúncio de investimento financeiro na rede social Instagram.
A vítima, ao ver o anúncio na página de uma amiga, se interessou em participar e transferiu a quantia de R$1000 via pix. Ao entrar em contato com a amiga, percebeu que aquela rede social havia sido hackeada por golpistas.
A vítima compareceu ao Centro de Registro de Ocorrências Policiais e o ocorrido foi registrado para investigações sobre o crime de estelionato.
A Polícia Militar de Minas Gerais alerta as pessoas para mais uma prática de estelionato: trata-se da criação de um falso perfil de WhatsApp usado para pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima.
A partir de um perfil pessoal ou empresarial falso, com a utilização de fotos e nomes encontrados em redes sociais, o criminoso entra em contato com amigos e familiares da vítima.
Após algumas trocas de mensagens, o criminoso pede uma transferência bancária. A ajuda financeira é solicitada com histórias como necessidade de pagamento a um fornecedor da empresa ou alguma necessidade pessoal, com a desculpa de já ter excedido o limite de transferências bancárias do dia.
Acreditando realmente que o criminoso é uma pessoa conhecida, a vítima efetua transferências para conta bancária de terceiros.
Confira dicas do Serasa sobre as medidas a serem tomadas
De acordo com o Serasa, ao perceber que caiu em um golpe virtual, o primeiro passo é acionar a Polícia (190). Procure uma delegacia e faça um Boletim de Ocorrência, para que a situação fique registrada.
Em seguida, bloqueie cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e demais serviços financeiros que você considera que podem estar expostos. Assim você evita, por exemplo, ter seu cartão clonado.
Informe às instituições financeiras, para que elas também fiquem atentas a movimentações estranhas em seu nome. É importante trocar as senhas que podem ter vazado. Isso vale para senhas de e-mail, redes sociais, contas bancárias e de qualquer outro site ou serviço. Até mesmo senhas de Netflix ou Uber, por exemplo.
Por fim, avise seus parentes e amigos. Suas informações podem ser usadas pelos responsáveis pelo golpe para entrar em contato com pessoas próximas a você, pedindo dinheiro. Se eles estiverem cientes, não correrão o risco de cair no golpe.