terça-feira, 9 de junho de 2026
Urgente
Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em ViçosaGoverno de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremosMinas Gerais encerra os cinco primeiros meses de 2026 com US$ 17,9 bilhões em exportaçõesSecretaria de Educação divulga classificação da Remoção Regional e EstadualOlitef 2026 abre inscrições e amplia oportunidades para estudantes da rede estadualGoverno de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticasPrefeitura empossa mais 75 concursados para reforçar rede municipal de educaçãoWikimedia Brasil promove oficinas de edição na Wikipédia em ViçosaMotocicleta é removida durante operação da Polícia Militar no bairro União, em Viçosa

Sec. de Cultura de Viçosa abre inscrições para oficinas de teatro do 4º FESTEVI

Sec. de Cultura de Viçosa abre inscrições para oficinas de teatro do 4º FESTEVI

Como parte da programação do 4º FESTEVI – Festival de Teatro de Viçosa, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, por meio do Departamento de Cultura, abre inscrições para três oficinas teatrais. Nesta quarta edição, serão oferecidas aulas com as seguintes temáticas: “Teatro de Rua X Teatro na Rua”; “Dramaturgia e Memória”; e “Quantos corpos habitam em mim? Workshop de Butô”.

Todas as oficinas são gratuitas e acontecem na parte interna da Estação Cultural Hervé Cordovil. Para participar, os interessados deverão preencher um formulário de inscrição on-line, disponível aqui, até o horário de realização das aulas ou até o preenchimento total das vagas, que são limitadas.

Confira abaixo a programação e as ementas das oficinas do 4º FESTEVI:

04/11 – 14h às 16h30

Teatro de Rua X Teatro na Rua, com Lucas Menezes (Ubá)

É uma oficina que vem contrapor as técnicas do Teatro de Rua com espetáculos que são transferidos para o ambiente da Rua, mas em que não se aplicam técnicas do Teatro de Rua. Nessa oficina, analisamos e comparamos essa dualidade e intervimos com técnicas indispensáveis para o Teatro de Rua. Um estudo comparativo e de reflexão para construção e estudo do Teatro de Rua.

Obs: Tragam instrumentos, estandartes, figurinos, maquiagens e adereços para culminar essa experimentação em um belo cortejo!

Público-alvo: Atores, produtores, amantes das artes em geral. Limite de Pessoas: 25

05/11 – 08h às 11h

Quantos corpos habitam em mim? Workshop de Butô, com Jeane Doucas (Viçosa)

Este workshop representa uma oportunidade ímpar para qualquer profissional das artes da cena e do corpo, e até mesmo para leigos que não tenham qualquer experiência em dança ou teatro, na medida em que o Butô é um canal que estimula a descoberta de expressividades individuais.

Para além de ser uma técnica, o Butô é uma filosofia em que se busca uma integração corpo-mente-universo. Esta estética representa um desafio ao aluno em se lançar em um universo desconhecido e rico de possibilidades. Como dizem os mestres: não há “um” Butô, mas sim, que cada dançarino encontra o “seu” próprio Butô, propiciando a este a possibilidade de um maior autoconhecimento tanto como artista quanto como indivíduo.

Apesar de não ser o objetivo deste curso, é importante ressaltar que atualmente, no Japão, o Butô tem sido utilizado como veículo terapêutico para pessoas com deficiência, devido ao grande potencial de suas técnicas e abordagens que estimulam as percepções sensoriais e motoras.

Público-alvo: atores, bailarinos, ou qualquer pessoa interessada, com ou sem experiência, maiores de 18 anos. Limite de pessoas: Até 12 alunos

05/11 – 13h às 15h

Dramaturgia e Memória, com Marcos Marinho (Juiz de Fora)

Através de exercícios corporais, respiratórios e escrita rápida, a Oficina apresentará o processo de criação da Peça Infância-Caixas da Memória e estimulará os participantes a criarem uma microcena.

Material individual: Papel e lápis ou caneta, pedaços ou caixas de papelão, tesoura, fitas adesivas, pedaços de barbante ou cordinhas, papeis coloridos e afins (opcional).

Público-alvo: maiores de 16 anos. Limite de pessoas: Até 20 alunos

Faça sua inscrição aqui

Fonte: PMV

Clique AQUI e leia mais matérias.