Dados coletados em outubro e novembro apontam índice de 0,2%.
Técnicos do Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram, no período de 18 de outubro a 12 de novembro de 2022, o 4º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. O resultado apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) é de 0,2%, considerado baixo risco de epidemia por Dengue em Viçosa.
O Ministério da Saúde classifica que até 0,9% o risco de infestação é baixo. Já no intervalo entre 1 e 3,9% a situação é de alerta; e quando igual ou superior a 4% é considerado risco de surto. O mosquito é o transmissor de doenças como a dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Notificações de dengue em 2022
O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência acumulada das quatro últimas semanas dos casos de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes); média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). A taxa de incidência é um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.
De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, o município notificou nas últimas quatro semanas um caso suspeito para chikungunya com resultado descartado após exames laboratoriais para dengue e chikungunya.
Segundo os dados epidemiológicos, o acumulado de notificações entre o mês de janeiro até 21 de novembro de 2022 é de 58 casos, sendo 51 confirmados para Dengue. Em nenhuma amostragem houve confirmação de casos de zika e de chikungunya.
Informações da PMV
Veja AQUI outras notícias