Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Minas enfrenta fortes chuvas; Viçosa e região estão sob alerta laranja
20 de dezembro de 2022

Minas Gerais está sob grande alerta de tempestades entre esta terça (20) e quarta-feira (21), segundo comunicado da Defesa Civil. 

Nesta segunda-feira, 19/12, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em todas as cidades da Zona da Mata e Vertentes. São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. O aviso é válido, no mínimo, para até 10h desta terça.

A previsão destaca ainda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde o alerta se mostra ainda maior. Com isso, aumenta também a preocupação com possíveis efeitos na Grande BH.

Segundo o Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, "é preciso que todas as pessoas entendam que a autoproteção e a proteção comunitária são as formas mais recomendadas pra protegermos as dívidas e os bens".

Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, alerta para fortes chuvas em Minas. Divulgação/Defesa Civil MG

O coronel destacou ainda pessoas que moram em áreas de risco em todo o Estado. Ele alerta que áreas com risco de deslizamentos e inundações exigem atenção ainda maior, e recomendou que os moradores, se possível, durmam fora de casa, em locais com maior garantia de segurança.

"Nós não queremos nenhuma morte em Minas Gerais. Nós não queremos sofrimento nesse Estado", finalizou o coronel Lucas.

De acordo com o boletim mais atualizado da Defesa Civil estadual, oito pessoas morreram em Minas por consequência das chuvas desde 21 de setembro, época em que começou o chamado "período chuvoso". No mesmo período, o Estado já registrou 1,2 mil desabrigados e 4,4 mil desalojados.

Instruções do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Informações Itatiaia e g1