Estratégia foi elaborada para combater possíveis atentados à integridade de alunos e professores. Operação teve início após boatos de ataques em redes sociais.
Após os casos de violência registrados em uma escola paulista e em uma creche catarinense, o governo de Minas Gerais decidiu que policiais militares farão visitas periódicas às instituições de ensino estaduais.
Chamada de "Proteção Escolar", o objetivo da operação, segunda a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), é proteger o ambiente escolar, garantindo a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação em todas as regiões do estado.
“Todo educandário de Minas Gerais receberá uma visita de policiais militares, com o objetivo de levar dicas de segurança, conscientização a respeito de comportamentos que podem ser adotados ali pelos integrantes da comunidade escolar, que vão favorecer a autoproteção desse ambiente"
Cristiano Araújo, Centro de Jornalismo Policial (CJP) da PMMG.
Ainda segundo o capitão, a PMMG vai fomentar as redes de proteção. "Consiste basicamente em conectar essas pessoas, por meio inclusive de plataformas digitais, grupos de WhatsApp, para que qualquer informação relevante seja relacionada à proteção da escola circule de forma ágil e chegue para a Polícia Militar o mais rápido possível e a gente consiga fazer as intervenções necessárias", explicou.
Durante o anúncio da operação, no entanto, a PMMG não deixou claro como funcionará, na prática, o processo. O governo adiantou que não haverá policiamento fixo nas escolas, mas ainda não explicou como as visitas devem acontecer.
INFORMAÇÕES DO G1.