Serão cinco dias de ações em diferentes frentes e locais da cidade, de 3 a 7/6. A programação envolve, dentre as ações, oficinas, visitas guiadas e atividades com escolas.
Começa neste sábado a primeira edição da Semana do Meio Ambiente, promovida pela ISAVIÇOSA (Instituto Socioambiental de Viçosa Parque Natural Municipal do Cristo Redentor). O Parque é a única unidade de conservação da natureza de proteção integral do município e está sendo recuperado, sendo assim, o evento visa difundi-lo junto à população, estimular sua identificação, e dar visibilidade a trabalhos que vêm sendo realizados pela equipe do ISAVIÇOSA na implementação do Plano de Manejo.
Serão cinco dias de ações em diferentes frentes e locais da cidade, com encerramento marcado para a próxima quarta-feira (7). A programação envolve ações de sensibilização sobre a temática ambiental, oficinas de práticas ecológicas, visitas guiadas ao parque, reunião plenária na Câmara e participação em eventos do município.
03/06 | SÁBADO
Ação de sensibilização e divulgação da Semana do Meio Ambiente
Das 8h às 11h, na Feira Livre Municipal
04/06 | DOMINGO
Manhã no Parque
Visitas guiadas, oficinas “Compostagem: lixo zero em ação” e “Tinta de terra”, e instalações artístico-pedagógicas “Linha do Tempo do Parque” e “Plantio de Água”
Das 8h ao meio-dia, no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor
05/06 | SEGUNDA-FEIRA
Ações com a E. E. Santa Rita de Cássia, escola parceira do Programa de Educação e Interpretação Ambiental do Parque
Das 7h ao meio-dia, no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor
Apresentação do Parque no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa
Das 19 às 21h, na Câmara Municipal de Viçosa
06/06 | TERÇA-FEIRA
Ações com o Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, escola parceira do Programa de Educação e Interpretação Ambiental do Parque
Das 7h ao meio-dia, no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor
07/06 | QUARTA-FEIRA
Participação no 1º Encontro Ambiental de Viçosa
Das 9h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h, na Praça Silviano Brandão
O Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, criado em 2001, situa-se em uma área que sofreu intensos processos de destruição de sua biodiversidade nos últimos cem anos e vem passando, desde 2021, por intensiva recuperação, tornando-se, dessa maneira, um espaço profícuo de aprendizagem sobre os processos de degradação e recuperação ambiental.
O trabalho vem sendo conduzido com respeito à interdisciplinaridade, à participação das comunidades do entorno e à concepção de que unidades de conservação são igualmente espaços de preservação de ecossistemas e de relações socioambientais que configuram historicamente suas paisagens.
Se a degradação da área do Parque integrou um contexto mais amplo de transformação das florestas da zona da mata mineira em territórios agropastoris, sua recuperação também passa necessariamente pelo estabelecimento de uma nova ética socioambiental que restabeleça e ressignifique a relação das pessoas com aquele ambiente.
Para mais informações, acesse as redes sociais do parque (@parquedocristo) ou o site, https://parquedocristovicosa.com.br/