Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Grupo criminoso atuante na região é alvo de operação do Gaeco
7 de junho de 2023

A ação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa investigada por diversos crimes violentos na região da Zona da Mata.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, a Promotoria Criminal de Visconde do Rio Branco e as Polícias Militar e Penal de Minas Gerais, deflagrou a operação Égide na manhã de ontem, 6 de junho. A ação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa investigada por diversos crimes violentos na região da Zona da Mata mineira, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios, porte de armas de fogo, assaltos, latrocínio e corrupção de menores.

Ao todo, foram cumpridos 30 mandados judiciais, sendo 13 de prisão temporária e 17 de busca e apreensão, nas cidades de Visconde do Rio Branco e Rio Pomba. Durante a operação, foram realizadas 12 prisões temporárias, incluindo duas prisões em flagrante delito. Um ex-taxista de Visconde do Rio Branco, suspeito de transportar indivíduos envolvidos em disputas entre facções, também foi detido. Além disso, foram efetuadas prisões de pessoas acusadas de financiar e movimentar dinheiro e armas de fogo para os traficantes, inclusive fornecendo drogas e celulares para o interior das unidades prisionais.

Durante as diligências, foram apreendidos veículos utilizados pelos criminosos na prática de delitos, além de dinheiro, drogas, armas de fogo e munições. As investigações ainda estão em andamento.

A operação contou com a participação de promotores de justiça, servidores do MPMG, 50 policiais do 21º BPM de Ubá, oito policiais militares do GCOC 4R e cinco policiais militares da inteligência do 21º BPM, além de 39 agentes penitenciários.

De acordo com o promotor de justiça Breno Costa da Silva Coelho, coordenador do Gaeco Zona da Mata, as ações de combate às facções criminosas na região da Zona da Mata mineira continuarão ocorrendo, visando não apenas as prisões dos envolvidos, mas também o esvaziamento patrimonial dos infratores e de todo o núcleo de apoio à organização criminosa.

As atividades do Gaeco já resultaram no cumprimento de 42 mandados de prisão temporária, 68 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva e diversos mandados de indisponibilidade de bens, incluindo carros, motos e imóveis utilizados pelos criminosos na região.

Informações do MPMG

Veja AQUI outras notícias