Nesta quarta-feira, 21 de junho de 2023, às 11h58, tem início oficialmente o inverno brasileiro, uma estação caracterizada pelo período seco e temperaturas mais amenas. No caso de Minas Gerais, o inverno corresponde ao auge da estação seca, sendo considerado o período mais seco do ano nesse estado. As chuvas são escassas e restritas principalmente à faixa leste, ocorrendo em forma de chuviscos ou com fraca intensidade, provenientes do transporte de umidade do oceano. No sul de Minas também podem ocorrer chuvas fracas durante o avanço de sistemas frontais.
A partir do mês de julho, torna-se frequente a ocorrência de tardes com índices críticos de umidade, geralmente inferiores a 30%, em quase todas as regiões de Minas Gerais. O predomínio de céu claro nessa época favorece a ocorrência de uma grande amplitude térmica, com tardes quentes e noites e madrugadas frias. A sequência de dias secos aumenta o risco de propagação de incêndios e queimadas, além de contribuir para a piora na qualidade do ar. Na faixa leste do estado, é comum a formação de nevoeiros ao amanhecer, devido à combinação de temperaturas amenas e disponibilidade de umidade.
Durante o trimestre, é comum a chegada de massas de ar frio com intensidade suficiente para provocar episódios frios, caracterizados por quedas bruscas de temperatura de um dia para o outro. Essas massas de ar frio costumam manter temperaturas amenas por vários dias consecutivos. Durante esses episódios frios, há potencial para a formação de geadas no sul do estado e nevoeiros na faixa leste e na área central de Minas Gerais.
Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o inverno de 2023 em Minas Gerais será marcado por chuvas abaixo da média, considerando que é comum não chover muito nessa época do ano. As temperaturas tendem a superar a média climatológica, o que não significa ausência de frio, mas sim uma menor ocorrência de episódios frios em comparação com anos anteriores. A entrada de massas de ar frio pela Região Sudeste será menos frequente, devido ao término do fenômeno La Niña em março passado. Embora atualmente esteja em configuração na faixa equatorial do Oceano Pacífico, espera-se que o episódio de El Niño comece a influenciar o clima no Brasil no final do inverno e início da primavera.
É importante ressaltar que as previsões climáticas estão sujeitas a mudanças ao longo da estação, portanto, é recomendado acompanhar atualizações dos serviços meteorológicos locais para obter informações mais precisas sobre as condições do tempo.
Apesar do período seco e das temperaturas acima da média, o inverno em Minas Gerais oferece paisagens encantadoras e a oportunidade de desfrutar de atividades ao ar livre em meio a um clima ameno. Aproveite as belezas naturais desse estado e esteja preparado para as variações climáticas que essa estação reserva.