Diversas organizações realizaram ações em frente à Câmara Municipal de Viçosa em alusão ao mês do Orguljo LGBTQIAPN+
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa, organizou, no último sábado, 17, em frente à Câmara Municipal de Viçosa, uma ação de apoio social em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+.
Durante o evento, a professora Débora Madeira, do curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa, falou sobre o acolhimento das demandas da população trans e o treinamento das equipes de saúde para oferecer serviços de forma humanizada e ética. A defensora pública, Ana Flavia Diniz, também abordou sobre o processo de alteração do registro civil de pessoas trans e como a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais pode auxiliar nessa questão. Ana Flávia falou também sobre o projeto Casa das Mulheres, que oferece assistência jurídica e apoio educacional à população, abordando diferentes formas de violência de gênero.
Ainda durante as ações, houve uma interação com a população por meio da dinâmica "Mitos e Verdades sobre a Saúde da População LGBTQIAPN+", com a participação do coletivo Liga Universitária de Saúde de Populações Negligenciadas Maria Aragão (LUMA-UFV). O projeto Forrozear da UFV também contribuiu participando da discussão sobre condutas machistas na dança de forró e também ofereceu uma aula prática de dança como parte cultural do evento. No encerramento, o grupo de dança House of Permission demonstrou os principais passos de dança do estilo Ballroom Vogue, que representa a resistência e a afirmação da cultura LGBTQIAPN+.
Todas essas atividades foram iniciadas dentro do Comitê Técnico Municipal de Promoção da Equidade em Saúde, em manifestação ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, comemorado em 28 de junho. O Comitê é composto por profissionais da equipe Multiprofissional da Atenção Primária em Saúde; das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação; e de representantes da sociedade civil.
INFORMAÇÕES DA PMV