Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Casa das Mulheres apresenta diagnóstico do primeiro ano de parceria com a Prefeitura
18 de julho de 2023

Nos primeiros doze meses de convênio, foram feitos 442 atendimentos espontâneos, isto é, em que há a procura pelo serviço.

Na manhã da última quarta-feira, 12, ocorreu um encontro entre representantes da Casa das Mulheres; da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento Estratégico e da UFV (Universidade Federal de Viçosa), ocasião em que foi apresentado o balanço do primeiro ano dos serviços prestados em atendimentos e pesquisas pela Casa das Mulheres dentro do novo convênio firmado com a Prefeitura de Viçosa.

Foto: PMV

Nos primeiros doze meses de convênio, foram feitos 442 atendimentos espontâneos, isto é, em que há a procura pelo serviço. Destes, há casos de violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual contra a mulher. Além disso, o relatório apontou a importância da atuação realizada pela rede como um todo, pois os casos são detectados por técnicos de setores como o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social); CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada); Conselho Tutelar, hospitais, Delegacia de Polícia e Defensoria Pública.

Além disso, foram propostas melhorias a serem integradas no intuito de ampliar o suporte oferecido às mulheres em situação de vulnerabilidade. Por meio dessa parceria entre a Casa das Mulheres, a Secretaria de Administração e Planejamento Estratégico e a UFV, fortalecem as políticas públicas voltadas para esse público específico, promovendo a igualdade de gênero e o combate à violência.

Com a apresentação do relatório de atividades e as pactuações protegidas, espera-se que as ações propostas sejam efetivamente implementadas, trazendo benefícios para as mulheres de Viçosa e fortalecendo a luta contra a violência de gênero.

Estiveram presentes Cristiane Magalhães e Ana Flávia Diniz, coordenadoras gerais da Casa das Mulheres, pela UFV e Defensoria Pública, respectivamente; Sofia Mendes, supervisora do Eixo de Atendimento da Casa das Mulheres; Rita Maria de Souza, supervisora do Eixo Observatório do Programa Casa das Mulheres; Gabrielle Wakim, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres; e Luan Campos, secretário municipal de Administração e Planejamento Estratégico.

INFORMAÇÕES DA PMV