Polícia Militar (PM) e a Vigilância Sanitária de Visconde do Rio Branco apreenderam na terça-feira (3) lotes de vacina contra Gripe H1N1 que eram comercializadas por uma clínica na cidade. A empresa tinha sido notificada no dia anterior porque, segundo a Vigilância Sanitária, o local não era adequado para imunização.
O advogado da clínica, Omar Furtado de Oliveira Filho, que disse ter 15 dias para apresentar a defesa.
"A empresa entende que não há nenhuma irregularidade e estamos tomando as medidas cabíveis. O que ocorreu foi simplesmente uma autuação", explica.
Mesmo após o primeiro alerta, a empresa, que tem sede em Pouso Alegre, no Sul do estado, continuou oferecendo o serviço. Com isso, o Ministério Público foi informado das irregularidades e expediu um mandado de busca e apreensão, para que o local fosse inspecionado. Um quarto de hotel onde a equipe da clínica estava hospedada também foi vistoriado.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Renata Rodrigues Dias, as imunizções eram oferecidas em supermercados.
"As vacinas não estavam acondicionadas de forma regular e não havia licença municipal. Da mesma forma que as drogarias e laboratórios são fiscalizados, a empresa também foi e constatou-se as irregularidades", disse.