A alternativa é provisória e será estendida para outros espaços da cidade, até que ocorra a implantação, em Viçosa, do Programa Prodevida
A Prefeitura de Viçosa (PMV), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) e o Corpo de Bombeiros Militar deram início, na última quinta-feira, 21, a captura de cães em situação de rua no campus universitário. A medida faz parte de um plano de ação emergencial elaborado durante uma reunião ocorrida na Reitoria da Universidade, na manhã da última terça-feira, 19.
Considerando que se trata de animais que podem oferecer risco para a saúde pública, os cães foram removidos e serão avaliados por médicos veterinários, com realização de exames, diagnósticos e vacinação antirrábica na Unidade de Vigilância em Zoonoses de Viçosa (UVZ), preconizado pelo Ministério da Saúde. Além disso, o intuito é a identificação e castração desses animais que, depois de considerados saudáveis, serão encaminhados para adoção responsável ou retorno para o local onde foram recolhidos.
A alternativa é provisória e será estendida para outros espaços da cidade, até que ocorra a implantação, em Viçosa, do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida), a partir de janeiro de 2024. Criado pela Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef), o Prodevida é desenvolvido em parceria com as promotorias de justiça e busca a adequação às leis federal e estadual que dispõem sobre a política de controle de natalidade de cães e gatos.
A UVZ recentemente inaugurada em Viçosa é uma unidade integrada ao Ministério da Saúde e tem como objetivo a vigilância, prevenção e controle de zoonoses (doenças infecciosas que são transmitidas entre animais e pessoas) relevância à Saúde Pública de acordo com os programas nacionais e situação epidemiológica municipal.