Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Reunião em BH discute crise nos hospitais de Viçosa e possível gestão pela UFV
11 de abril de 2024

'}}

Um dos temas discutidos foi a situação crítica dos hospitais HSJB e HSS e a possibilidade da UFV assumir a gestão dos hospitais.

Na última segunda-feira, 8 de abril, uma reunião na cidade administrativa em Belo Horizonte concentrou esforços para abordar os desafios enfrentados pelos hospitais em Viçosa. O encontro reuniu autoridades importantes, incluindo o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, o deputado estadual Roberto Andrade, o Reitor da UFV, Demetrius David da Silva, o pró-reitor da UFV, Bruno David Henriques, e o secretário de saúde de Viçosa, Rainério Rodrigues Fontes.

Um dos principais temas discutidos foi a situação crítica dos hospitais São João Batista e São Sebastião de Viçosa. Entre os diversos assuntos tratados, houve consideração sobre a possibilidade de a Universidade Federal de Viçosa (UFV) assumir a gestão desses hospitais. Essa medida vem sendo cogitada devido aos problemas frequentes enfrentados pelas unidades de saúde, como superlotação da urgência e emergência, carência de profissionais médicos nos plantões e o aumento da demanda, especialmente devido ao crescente número de casos de dengue na cidade.

O secretário de saúde de Viçosa, Rainério Fontes, destacou a união de esforços entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e a UFV para apresentar um plano de trabalho e execução às instituições hospitalares. Ele ressaltou a importância de garantir a assistência digna à população, a manutenção da filantropia junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, posteriormente, abordar as dívidas das instituições.

A discussão sobre a possível gestão dos hospitais pela UFV é vista como uma alternativa que merece ser avaliada com seriedade, visando aprimorar a qualidade do atendimento e a infraestrutura hospitalar, assegurando uma assistência de saúde adequada à comunidade de Viçosa.

Em contato com o reitor da UFV, Demetrius Davi da Silva ele nos informou que "tudo ainda está em fase inicial" e que a reunião com o Secretário Estadual de Saúde foi para tentar encontrar uma solução para os hospitais da cidade.

De acordo com Demetrius "o secretário considera fundamental que a UFV participe desse processo, em função da credibilidade e expertise da universidade na área de saúde".

Questionado de como seria essa interferência da UFV nos hospitais, Demetrius disse que "não significa que a UFV assumiria os hospitais", mas que "a Universidade estaria disposta a ajudar numa gestão compartilhada dos dois hospitais da cidade, ou seja, a UFV estaria disposta a colaborar sim com a gestão dos hospitais por meio de um termo de cooperação técnica, mas a UFV não estaria assumindo os hospitais e sim atuando na gestão compartilhada dos mesmos".

Perguntado como seria a entrada da UFV na gestão dos hospitais se por meio de uma intervenção da justiça e se a UFV poderia ser nomeada a interventora, o reitor disse que "a questão de intervenção seria outra seara, pois depende do Ministério Público Estadual e da Justiça e que a UFV não tem autoridade para decidir sobre essa questão, que teria que ser avaliada pelo MPE ou no caso pelo próprio município de Viçosa".

Para finalizar Demetrius informou que "a participação ativa da UFV em todo esse processo visa, única e exclusivamente, a melhoria da prestação de serviços em saúde pública para a população de Viçosa e região, pois isso ocorrendo nós (UFV) teremos melhores condições de campo de prática para nossos preceptores, residentes e internos dos cursos da área de saúde da UFV".

A proposta da entrada da UFV na gestão dos hospitais de Viçosa ainda está em fase de análise e discussão entre as partes envolvidas. Novas informações serão divulgadas à medida que estiverem disponíveis, destacando o compromisso das autoridades e da universidade em buscar soluções para os desafios enfrentados pela saúde na região.