Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Hemominas convoca cidadãos para doar sangue
16 de maio de 2024

'}}

Em Viçosa, a coleta é feita quinzenalmente, mediante a agendamento prévio; saiba como agendar.

O ato de doar sangue pode salvar muitas vidas. A prática - considerada um ato de amor ao próximo -, é fundamental para garantir que a Fundação Hemominas, responsável por mais de 90% das demandas transfusionais do estado, tenha estoque suficiente para atender emergências, cirurgias eletivas e pacientes com doenças hematológicas. 

Por isso, a Hemominas faz um chamado importante aos mineiros para que conheçam o processo e se candidatem a doar sangue. Segundo dados da Assessoria de Captação de Cadastro da Fundação Hemominas, apenas 1,8% dos mineiros são doadores de sangue regulares, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice seja de, pelo menos, 3% da população.

A fim de manter os estoques de sangue em níveis adequados, a Hemominas convida os doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos, em especial os dos tipos O positivo e negativo, A negativo e B negativo a comparecerem às unidades para realizar a doação e ajudar a reverter a situação de insuficiência nos estoques que, atualmente, estão 30% abaixo do ideal, em média, sendo que a queda do tipo O positivo ultrapassa 50%.

Hemominas:

Imagem ilustrativa da mão de uma enfermeira utilizando luvas brancas segurando em pacote completo de sangue O negativo

Em Viçosa, o PACE/Hemominas funciona quinzenalmente, às quartas-feiras, das 7h às 11h30. Ele está localizado na rua José dos Santos, 120, Centro, mais precisamente no segundo andar do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV), ao lado do Arthur Bernardes. Os agendamentos podem ser realizados presencialmente, pelo telefone (31) 3874-8843, ou pelo e-mail hemominas@vicosa.mg.gov.br.

O baixo comparecimento de doadores impacta diretamente nos estoques de sangue, quadro observado frequentemente e que pode comprometer o tratamento de pacientes em situações críticas.

Informações por Agência Minas