Na última quinta-feira (6), estudantes do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes (CMEDJAF), parceiros da equipe de Educação e Interpretação Ambiental do PNMCR, estiveram no parque para o evento. Foi desenvolvida uma dinâmica dedicada à conscientização sobre a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Segundo Carolina Capanema, historiadora ambiental responsável pela conexão do parque com as escolas de Viçosa. “Os alunos foram convidados a pensar sobre nosso papel na conservação da natureza, tanto na cidade quanto nos parques", afirma.
Durante a atividade proposta, as crianças interpretaram elementos naturais, como pedras, folhas e sementes, juntamente com resíduos, como lixos, papéis e embalagens, em uma abordagem artística e pedagógica. Ao interpretar a natureza em arte, elas puderam refletir sobre o impacto do lixo no meio ambiente e a importância de reutilizar e reciclar materiais para preservar a natureza.
Na ocasião, foi lançado também o mascote oficial do parque, após resultado da votação iniciada no mês de maio. Foram computados 1372 opiniões, dentre votos em formulário online e cédulas físicas, em eventos e visitas a escolas.
Após voto popular, a coruja-buraqueira foi eleita a representante da unidade de conservação; a corujinha entrou na campanha de eleição por ser vista ao visitar o parque, usualmente abrigada em cavidades, observando os visitantes que o parque recebe diariamente. Representando a fauna local e servindo de símbolo de conscientização, a presença do mascote fortalece o vínculo afetivo com a comunidade.
“O parque é uma unidade de conservação no centro urbano, que já se encontra em processo de estruturação para receber os moradores do município, bem como turistas e visitantes, para atividades de lazer, educação e contato com a natureza. Mas para que esse trabalho tenha continuidade, todo apoio é importante e bem-vindo", atesta a equipe do PNMCR, em publicação sobre a participação social.