Na semana dos Povos Indígenas, comemorada nacionalmente em abril, as turmas da oficina de Artes Plásticas do Centro Experimental de Artes, projeto vinculado à Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, mergulharam em estudos do grafismo indígena. Durante as aulas, sob orientação da professora Maria Cortes, cada estudante fez sua própria cerâmica, em lápis de cor e maquiagem, para compor uma significativa exposição, inspirada principalmente nos povos Kadiwéu, Xakriabá, Puri e etnias da região Amazônica, com a arte marajoara.
Nomeada “Tradições em Linhas: A cerâmica indígena em arte”, a oficina começou nesta quinta-feira, 13, na sede do Centro Experimental de Artes (Praça do Rosário, 05, térreo) e permanece aberta ao público de segunda a sexta-feira, até a primeira semana de julho. Com a diversidade dos trabalhos, a exposição proporciona uma oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura indígena e prestigiar o talento dos artistas das várias faixas etárias.
“O objetivo dos trabalhos expostos é expressar a criatividade dos alunos e aprender sobre a cultura indígena de uma maneira envolvente e educativa, além de ampliar o repertório cultural, promovendo o vínculo entre teoria e prática e, acima de tudo, o respeito e a valorização da arte e da riqueza cultural brasileira”, comenta a professora Maria.
Informações: Prefeitura Municipal de Viçosa