Patente de tecnologia desenvolvida no Departamento de Agronomia é concedida à UFV
19 de julho de 2024

'}}

Uma tecnologia desenvolvida no Departamento de Agronomia (DAA) da UFV recentemente teve sua patente de invenção concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trata-se do Sistema para a seleção de genótipos de plantas tolerantes ao aumento da impedância mecânica do substrato, resultado da trajetória de pesquisas de pós-graduação da engenheira agrônoma Nayara Pereira Capobiango. A patente — que teve seu pedido depositado, em 2018 — foi concedida pelo INPI e publicada por meio da Revista da Propriedade Industrial, no dia 2 de julho, disponibilizando a nova tecnologia para consulta e aplicação.

A invenção, Nayara explica, corresponde a uma metodologia para avaliar o crescimento de plântulas (plantas em fase inicial de crescimento) em diferentes níveis de compactação do substrato (base preparada para o plantio). A partir de um sistema, montado de acordo com as instruções técnicas e materiais detalhados na patente, é possível realizar a semeadura e identificar variedades genéticas mais tolerantes, que consigam penetrar suas raízes e crescer mesmo em meio a diferentes níveis de compactação do substrato.

Nayara desenvolveu sua dissertação de mestrado — defendida em 2019 — e sua tese de doutorado — defendida em 2023 — com a orientação do professor do DAA Laércio Junio da Silva e a coorientação do professor do Departamento de Solos Raphael Bragança Alves Fernandes. Foram aproximadamente seis anos de pesquisas e desenvolvimento da tecnologia.

Informações: UFV

publicidade

publicidade

publicidade