Médico e esposa são presos em operação que investiga emissão de atestados Falsos
7 de agosto de 2024

'}}

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Presidente Bernardes, Viçosa, Ubá e Coimbra.

Uma operação denominada "Raio-X" resultou na prisão de um médico e sua esposa, ambos envolvidos em um esquema de emissão de atestados médicos e receituários falsos em cidades da Zona da Mata mineira. A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Visconde do Rio Branco, pela Promotoria de Justiça de Piranga e pelas Polícias Civil e Militar de Viçosa e Belo Horizonte.

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Presidente Bernardes, Viçosa, Ubá e Coimbra, incluindo a residência e locais de trabalho do médico, que também é ex-agente político.

Segundo o Ministério Público, o médico utilizava logotipos e símbolos identificadores de prefeituras e do Sistema Único de Saúde (SUS) para emitir atestados médicos e receituários, incluindo os de controle especial, sem possuir credenciamento ou autorização para tanto. As informações contidas nesses documentos revelavam-se falsas.

Durante a execução dos mandados, foram encontrados receituários em branco com timbre da Prefeitura Municipal de Piranga, carimbados e assinados com os dados do médico, que eram supostamente utilizados também pela esposa dele.

Os dois foram presos em flagrante por falsificação de selo ou sinal público, crime que prevê pena de dois a seis anos de reclusão, com aumento de sexta parte devido à utilização dos cargos públicos para a prática dos delitos.

A operação "Raio-X" reforça a importância da fiscalização rigorosa para combater crimes que prejudicam a confiança nas instituições de saúde pública e garantem a segurança da população.

Fonte: G1 Zona da Mata