Entre janeiro e novembro deste ano, foram computados 1.408 trotes, prejudicando o atendimento e comprometendo a eficiência do serviço.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enfrenta um grave problema com o número de trotes registrados na região de Viçosa e na área de atuação do Samu na Zona da Mata ao longo de 2024. Dados fornecidos pelo Cisdeste , consórcio que administra o Samu, apontam que, entre janeiro e novembro deste ano, foram computados 1.408 trotes , prejudicando o atendimento e comprometendo a eficiência do serviço.
Os trotes afetam diretamente a operação do Samu, atraindo o socorro de pessoas em situações críticas. Tempo e recursos são gastos em ocorrências fictícias, deixando de atender a chamados reais e colocando vidas em risco. Além disso:
Para combater o problema, o Samu implementou medidas, como:
Passar trote a serviços de emergência é crime previsto no Código Penal Brasileiro , podendo resultar em:
As cidades da Zona da Mata, especialmente aquelas com índices elevados de trotes precisam de maior engajamento da população na luta contra esse problema. O Samu é um serviço essencial, e a responsabilidade do seu bom funcionamento depende da colaboração de todos.
Se você presenciar ou tiver pessoas praticando trotes, denuncie às autoridades locais. O uso consciente dos serviços de emergência salva vidas e fortalece a saúde pública em nossa região.
Fonte: Samu/Cisdeste