Na manhã de quinta-feira (2), a Polícia Militar do Meio Ambiente realizou uma operação na localidade de Córrego Fundo, zona rural de Tocantins, a 63 km de Cataguases. A ação foi motivada por denúncia anônima recebida pelo Disque-Denúncia Unificado (181) e resultou na apreensão de 33 pássaros silvestres mantidos em cativeiro de forma irregular.
Os militares identificaram diversas espécies de aves no local, entre elas 26 coleirinhos, 2 sabiás, 3 corrupiões e 2 estrelinhas. Os animais estavam distribuídos em 19 gaiolas e foram encontradas também três armadilhas usadas para captura. O responsável pelos pássaros, que não teve a identidade ou idade divulgada, não apresentou autorização ambiental para a posse ou comercialização dos animais.
Diante da situação, foi lavrado um Auto de Infração no valor de R$ 60.896,31. Além disso, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado, e o autor responderá pelos crimes ambientais previstos na legislação brasileira. Todo o material encontrado, incluindo as gaiolas e armadilhas, foi apreendido.
Os pássaros serão encaminhados para instituições especializadas, onde passarão por avaliação veterinária. Posteriormente, será avaliada a possibilidade de reintegração das aves ao habitat natural. Segundo informações do comando da Polícia Militar do Meio Ambiente em Ubá, responsável pela operação, o objetivo é garantir a recuperação dos animais e reforçar as ações de combate a crimes ambientais na região.
Denúncias de atividades semelhantes podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia Unificado (181).
Informação Polícia Ambiental de Ubá