Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Projeto de lei propõe Dia Municipal da Seresta ‘Zé Bóia’ em Viçosa
20 de fevereiro de 2025

Zé Bóia: O Legado da Seresta em Viçosa Ganha Homenagem Oficial

Em Viçosa, o vereador Sérgio Marota (PP) apresentou, na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 08/2025. Este projeto tem como objetivo instituir o dia 1º de março como o Dia Municipal da Seresta “Zé Bóia”. Segundo o vereador, a iniciativa visa, acima de tudo, promover o resgate e a valorização da seresta, reconhecendo-a como uma importante manifestação cultural da cidade.

Ademais, o nome dado à data comemorativa homenageia José do Espírito Santo Sant’Anna, o ‘Zé Bóia’, um cantor e compositor tradicional do município, que faleceu em outubro de 2015. A seresta, um gênero musical derivado da serenata que surgiu no século XX, é um dos pilares da cultura popular brasileira, especialmente em cidades do interior como Viçosa.

De acordo com Sérgio Marota, a seresta desempenha um papel significativo no município, sendo uma das expressões culturais mais marcantes para muitas gerações. O projeto de lei propõe, assim, que a data contribua para as manifestações culturais na cidade, com a realização de atividades como apresentações, palestras e festivais.

Além disso, o vereador acredita que o projeto fortalece o papel da cultura como um elo de união entre as pessoas, enriquecendo a identidade local e promovendo o bem-estar social e a convivência pacífica. A escolha do dia 1º de março se deve ao fato de ser a data de nascimento de Zé Bóia.

O músico, que começou a trabalhar como engraxate aos 10 anos, aprendeu a tocar violão com o pai e fundou o ‘Conjunto de Seresta Zé Bóia’, que se apresentou para personalidades da política nacional em visitas a Viçosa.

Por fim, Sérgio justificou que, ao longo de seus sessenta anos de música, Zé Bóia foi responsável pelo aprendizado de centenas de alunos, que hoje mostram seu talento nas noites de Viçosa e pelos ‘palcos da vida’. O projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está pronto para ser lido em plenário.

Informação: Câmara Municipal de Viçosa