As cidade de Viçosa, Cajuri, Coimbra, Pedra do Anta e São Miguel do Anta são elegíveis para investimentos com condições de crédito especiais.
O Governo de Minas Gerais, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), liberou R$ 400 milhões em financiamentos para prefeituras mineiras, incluindo Viçosa, Cajuri, Coimbra, Pedra do Anta e São Miguel do Anta, como parte do Edital Municípios 2025. O objetivo é auxiliar os municípios no combate à seca e inundações, além de investir em infraestrutura.
Novas linhas de crédito para prevenção
O edital apresenta duas novas linhas de crédito para iniciativas de prevenção contra a seca e inundações. Os recursos podem ser utilizados para:
Condições de financiamento facilitadas
As linhas de crédito oferecem condições facilitadas de pagamento, com prazos de até 96 meses e carência de até 18 meses. As taxas de juros variam de 0,33% a 0,41% ao mês, mais a taxa Selic, dependendo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.
Municípios elegíveis
414 municípios classificados como risco muito alto e alto pela plataforma AdaptaBrasil são elegíveis para investimentos em prevenção com condições de crédito especiais. As demais prefeituras também podem financiar projetos com este perfil, a partir de outras linhas de crédito.
Outras linhas de financiamento
O Edital Municípios 2025 também oferece outras linhas de financiamento para projetos de infraestrutura, como pavimentação, construção e reforma de prédios públicos, apoio à cultura e esportes, e aquisição de máquinas e equipamentos.
Como contratar o financiamento
O processo de contratação é 100% digital, por meio do site do BDMG. As propostas devem ser enviadas até 17 de março, e a habilitação ocorrerá até 31 de março.
Parceria internacional
O evento de lançamento do edital também marcou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o BDMG e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), para incentivar projetos de economia verde, eficiência energética e combate às desigualdades.
Informações: Agência Minas