Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Inscrições para Intercâmbio Estudantil em Minas Prorrogadas
25 de abril de 2025

Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral têm até 30 de abril para se inscrever no Passaporte Mineiro do Conhecimento, que levará 150 jovens para estudar no exterior em 2026.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA) informam a prorrogação do prazo de inscrição para o Passaporte Mineiro do Conhecimento. Agora, os alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede pública estadual podem se inscrever até a próxima quarta-feira, 30 de abril, para concorrer a uma das 150 vagas para cursar o 2º ano do ensino médio em diversos países no ano de 2026.

O projeto oferece bolsas integrais, que incluem passagens aéreas, hospedagem, documentação necessária, seguro saúde, taxas escolares e auxílio financeiro para despesas pessoais. A iniciativa visa proporcionar aos jovens uma experiência intercultural única e enriquecedora.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, incentivou os estudantes a aproveitarem a oportunidade. "Convidamos todos os estudantes que atendem aos critérios a se inscreverem e aproveitarem esta chance única. Uma experiência de intercâmbio como essa pode mudar a vida de um jovem, proporcionando aprendizado e vivências que nunca serão esquecidas", afirmou.

Os estudantes selecionados participarão de atividades interculturais e poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela organização do projeto.

Houve alteração nos critérios de participação. Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados no 1º ano do EMTI em 2025 que obtiveram frequência escolar superior a 75% e média igual ou superior a 75% nos componentes básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano anterior. Além disso, é necessário ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data prevista para o embarque e não ter histórico de reprovação escolar.

A experiência de intercâmbio terá duração de até um ano e proporcionará aos estudantes da rede pública mineira a oportunidade de vivenciar outras culturas, costumes, tradições e idiomas, além de ampliar seus conhecimentos. O retorno ao Brasil para cursar o 3º ano do ensino médio será com um currículo enriquecido pela experiência internacional.

Após a fase de inscrição, 300 semifinalistas serão selecionados para participar de uma trilha formativa. Esta etapa incluirá palestras e oficinas com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os semifinalistas também passarão por entrevistas individuais, onde serão avaliados em relação ao desempenho acadêmico, capacidade de adaptação, sociabilidade, interesse por novas culturas e competências socioemocionais.

O vice-governador Mateus Simões destacou o caráter inovador do projeto. "Este é um projeto absolutamente inovador. Nós não temos nada parecido em nenhum estado ou município do Brasil. Intercâmbio de um ano, com o aluno tendo todas as despesas pagas e a preparação feita pelo Governo do Estado, entregando ao jovem a oportunidade de estudar em outro país, aprendendo uma outra língua, conhecendo uma outra cultura e voltando para casa uma pessoa completamente transformada", ressaltou.

O Passaporte Mineiro do Conhecimento expandiu em 2024 uma iniciativa anterior da Fundação Helena Antipoff, alcançando todas as 794 escolas EMTI da rede estadual, com mais de 94 mil estudantes em 450 municípios. Na edição anterior, 150 jovens foram selecionados para estudar no exterior, com embarques já realizados e outros programados para o segundo semestre de 2025.

Informações: Agência Minas