Além de Viçosa, outras cinco cidades de Minas são alvos da operação contra grupo criminoso
Na manhã desta segunda-feira (11), oito cidades de Minas Gerais foram alvos de mandados de busca e apreensão durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Duque de Caxias (RJ). A ação tem como foco o desmantelamento de uma quadrilha suspeita de compartilhar fotos íntimas de meninas e mulheres com idades entre 11 e 19 anos.
A operação ocorre simultaneamente em 21 cidades de oito estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Amazonas, Goiás, Piauí e no Distrito Federal.
Viçosa é a única cidade da Zona da Mata mineira a ser alvo da operação. Além dela, em Minas Gerais, também foram cumpridos mandados nas cidades de Belo Horizonte, Buritizeiro (região Norte), Esmeraldas e Pedro Leopoldo (Região Metropolitana da capital) e São Sebastião do Rio Verde (Sul de Minas).
A operação é liderada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Duque de Caxias e teve início após a denúncia de uma mãe, em abril deste ano. Segundo ela, fotos íntimas de sua filha, de 16 anos, foram divulgadas em redes sociais.
De acordo com as investigações, os criminosos, além de compartilharem as imagens sem consentimento, também coagiam as vítimas a praticarem automutilação. Todos os alvos da operação são homens maiores de idade e são investigados por crimes sexuais, tortura, ameaça, misoginia e racismo.
Segundo a Polícia Civil, os agentes identificaram um grupo criminoso estruturado, que replicava esse tipo de ação com dezenas de vítimas em diferentes regiões do país. Durante a operação, foram apreendidos aproximadamente 80 mil arquivos contendo fotos, vídeos e conversas de conteúdo íntimo, que teriam sido expostos nas redes sociais.
A equipe do Primeiro a Saber segue acompanhando o caso. Esta matéria está em constante atualização.
Informações: g1