A equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV) iniciou nesta quarta-feira (9) as atividades da Operação Amazonas do Projeto Rondon, no município de Tabatinga (AM), localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Até o dia 27 de julho, o grupo promoverá oficinas, trabalhos comunitários e palestras voltadas à população local e aos gestores da região. As ações integram o Conjunto B da operação, que contempla as áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho.
A equipe da UFV é composta pelos professores Guilherme Martin (Departamento de Microbiologia) e Rosangela de Freitas (Departamento de Tecnologia de Alimentos), além de oito estudantes de diferentes cursos do campus Viçosa: Joana Ribeiro (Enfermagem), Davi Mendes (Bioquímica), Lucas Rocha (Jornalismo), Laiz Faber (Nutrição), Vicente Ribeiro (Agronomia), Fatou Cissé (Engenharia Ambiental), Vitor Grossi (Secretariado Executivo Trilíngue) e Bruna Campos (Direito).
Segundo o professor Guilherme Martin, coordenador da equipe, a experiência permite que os estudantes apliquem, na prática, o conhecimento adquirido em sala de aula e desenvolvam competências essenciais para o exercício da cidadania. “Com certeza, o rondonista que vai para a operação, quando volta, retorna diferente. Ele sente na pele, junto daquela comunidade, as dificuldades, entende os desafios e tenta propor soluções para essas questões, que são tão importantes para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou.
As ações da UFV podem ser acompanhadas pelo Instagram do Projeto Rondon UFV.
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon promove a integração social por meio da atuação voluntária de estudantes universitários, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida em comunidades carentes.
Nesta edição, participam 26 instituições de ensino superior, com 262 estudantes e professores envolvidos. As ações serão realizadas em 12 municípios do estado do Amazonas. O projeto também tem como metas:
Mais informações estão disponíveis no site do Ministério da Defesa e no Instagram oficial do Projeto Rondon.