CAp-Coluni é novamente a melhor escola pública do país no Enem
15 de julho de 2025

Colégio da UFV mantém tradição de excelência e celebra 60 anos com 1º lugar nacional entre instituições públicas

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni) conquistou, mais uma vez, o primeiro lugar entre as escolas públicas do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado é referente à edição de 2024, conforme os microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e analisados pela imprensa.

Além do destaque entre as instituições públicas, o CAp-Coluni também obteve a 5ª colocação em Minas Gerais e a 31ª no ranking nacional geral, que inclui escolas públicas e privadas. A classificação considera a média das notas dos estudantes em todas as provas do Enem, excluindo apenas as instituições com menos de dez participantes.

A diretora do Colégio, Alessandra Tostes, atribui o desempenho de excelência a uma série de fatores, como o processo seletivo concorrido, que garante o ingresso de estudantes com trajetórias escolares sólidas, inclusive em situação de vulnerabilidade socioeconômica; a atuação de um corpo docente altamente qualificado, com dedicação exclusiva; e a estrutura oferecida pela UFV, que proporciona aos alunos vivência acadêmica e acesso a recursos e espaços universitários.

Ao todo, 156 estudantes do CAp-Coluni participaram do Enem 2024, número considerado elevado em relação a outras escolas presentes no ranking.


Tradição de excelência no ensino público

Reconhecido nacionalmente, o CAp-Coluni lidera o ranking de escolas públicas desde 2007. Em 2025, o colégio celebra 60 anos de fundação e mantém uma estrutura robusta, com 480 alunos distribuídos em 12 turmas, das três séries do Ensino Médio.

O colégio conta com salas multimídia, laboratórios de ciências, informática, artes, linguagens, auditório, espaços de estudo e projetos integrados de iniciação científica, ensino e extensão. Os professores atuam em regime de 40 horas semanais com dedicação exclusiva, o que permite um acompanhamento mais próximo dos estudantes.

Além do ensino formal, os alunos participam de monitorias, atividades interdisciplinares, extracurriculares e têm acesso completo à infraestrutura da UFV, como biblioteca, restaurantes, espaços esportivos e ambientes universitários, fortalecendo a integração com a vida acadêmica desde o ensino médio.

Informações: UFV

googletag.cmd.push(function() { googletag.display('nbt300x250-1'); });