Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Mulheres rurais se reúnem na UFV para debater protagonismo na agricultura familiar
16 de julho de 2025

Semana da Mulher Rural reúne agricultoras em Viçosa para discutir protagonismo feminino e políticas de desenvolvimento sustentável

Teve início nesta terça-feira (15), no auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a 12ª Semana da Mulher Rural. O evento integra a programação da 95ª Semana do Fazendeiro e reúne cerca de mil participantes, de 47 municípios mineiros atendidos pela Emater-MG.

A Semana da Mulher Rural tem como foco valorizar e discutir o papel das mulheres na agricultura familiar e no desenvolvimento rural sustentável. A abertura contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e representantes da UFV e da Emater-MG. Rita de Cássia Pereira de Andrade, produtora de Guiricema (MG), representou as participantes no início da programação e destacou o histórico de invisibilidade da mulher no meio rural. “Mulher não tinha vez, rural então não era nem conhecida”, afirmou.

A vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, afirmou que as mulheres rurais são protagonistas da Semana e reforçou o papel da Universidade na transformação social por meio da extensão. O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, e o gerente regional da Emater-Viçosa, Fabrício Pinto, destacaram a parceria com a UFV e o apoio das prefeituras na realização do evento.

Durante a mesa de abertura, também discursaram o vice-prefeito de Viçosa, Sérgio Lopes, e a deputada estadual Ana Paula Siqueira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A programação segue até esta quarta-feira (16) com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e atividades culturais. Os temas abordam desde empreendedorismo e cidadania fiscal até acesso ao ensino superior. Destaques incluem palestras da Receita Federal, da pró-reitoria de Ensino da UFV e da comunicadora Ana Paula Araújo. As participantes também têm acesso a espaços de convivência como o cantinho da beleza.

Informações: UFV