Boletim Epidemiológico: Viçosa Monitora Casos de Dengue, Chikungunya e Zika
21 de julho de 2025

Secretaria de Saúde Divulga Dados e Reforça Medidas de Prevenção em Viçosa

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o boletim epidemiológico em 18 de julho, com informações sobre as arboviroses no município.

Até o momento, Viçosa registrou 1.140 notificações de dengue. Deste total, 20 casos seguem em investigação, 635 foram descartados e 489 casos tiveram confirmação positiva. O município também contabilizou três óbitos relacionados à doença.

Quanto à chikungunya, foram notificadas 25 ocorrências. Dessas, 23 apresentaram resultado positivo, uma foi negativa e um caso permanece em investigação. Para zika, houve uma notificação no município, que foi descartada.

Considerando as últimas quatro semanas, Viçosa registrou 39 casos de dengue. Não houve registros de casos de zika ou chikungunya nesse mesmo período, incluindo tanto os casos positivos quanto os em investigação. De acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), Viçosa está em um cenário de baixo risco para dengue, zika e chikungunya. Este cenário auxilia na compreensão da realidade dos casos e direciona as ações de combate ao Aedes aegypti.

A Prefeitura reforça a importância da população continuar o combate ao Aedes aegypti. A orientação é eliminar focos de água parada e adotar medidas preventivas. Recomenda-se verificar regularmente caixas d'água, ralos, calhas e outros recipientes que possam acumular água. Evitar o descarte irregular de lixo também é uma medida importante.

Caso apresente sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça, enjoo, cansaço excessivo ou manchas avermelhadas na pele, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para avaliação médica.

Informações: Assessoria de Comunicação