Parceria transforma cigarros eletrônicos e TV Box em tecnologia educacional de baixo custo e alta aplicabilidade
A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB), desenvolveu um projeto que transforma materiais apreendidos em robôs educacionais com funcionalidades voltadas ao ensino, à inclusão e à sustentabilidade. A iniciativa integra o programa Além do Horizonte, promovido pela RFB junto a instituições de ensino superior de Minas Gerais.
O projeto é coordenado pelo professor Alexandre Brandão, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), e foi desenvolvido no Núcleo de Especialização em Robótica (NERo) da UFV. A proposta utilizou cigarros eletrônicos e dispositivos de TV Box apreendidos para construir robôs de esteira controlados por Wi-Fi, com transmissão de imagem em tempo real e navegação autônoma com desvio de obstáculos.
Baterias de lítio retiradas dos cigarros eletrônicos foram reutilizadas como fonte de energia dos robôs, enquanto as TV Box, reprogramadas, atuam como interfaces de controle. Com isso, é possível operar os robôs remotamente a partir de um computador, em ambientes reais, comprovando nível de maturidade tecnológica TRL 8.
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, destacou que, desde 2021, a instituição articula ações com a Receita Federal, fortalecendo seu papel estratégico na sociedade. Durante visita técnica realizada no dia 16 de julho, servidores da RFB conheceram o funcionamento do projeto e os processos de reaproveitamento dos equipamentos.
Toda a construção dos robôs, incluindo testes e configurações, foi registrada em vídeos disponíveis no canal do NERo no YouTube. O modelo é aberto para replicação por outras instituições interessadas.
De acordo com o professor Alexandre Brandão, a expectativa é de que a parceria com a Receita continue, com o reaproveitamento de novos tipos de equipamentos apreendidos para fins educacionais e sociais.
Informações: Governo Federal