Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Justiça mantém decisão que obriga hospital de Viçosa a regularizar fisioterapia em UTIs
23 de julho de 2025

Unidade recorreu da sentença, mas teve recurso negado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Segundo informações divulgadas pelo Tribuna de Minas, a Casa de Caridade de Viçosa, mantenedora do Hospital São Sebastião, deverá adotar medidas para a regularização do atendimento fisioterapêutico nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e neonatal. A decisão judicial, originalmente proferida em junho de 2024, foi mantida após recurso negado pela 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A sentença resulta de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que apontou irregularidades nos serviços prestados, como o descumprimento de normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os problemas identificados está a carga horária reduzida de assistência fisioterapêutica, limitada a 12 horas diárias, com um único profissional atuando em cada UTI.

Outra inconformidade verificada foi a ausência de título de especialista do fisioterapeuta coordenador, exigência prevista pelas normas dos conselhos de classe da profissão.

Com a decisão judicial mantida, o hospital deverá promover a adequação da carga horária de atendimento e redimensionar as equipes que atuam nas UTIs, conforme as exigências legais.

A Casa de Caridade de Viçosa ainda não se manifestou sobre o caso.

Informações: Tribuna de Minas