Ex-aluna da UFV vence Prêmio Fundação Bunge com pesquisas sobre mudanças climáticas e sustentabilidade agropecuária
Elizângela Aparecida dos Santos, formada em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), é uma das vencedoras do Prêmio Fundação Bunge 2025, na categoria Juventude. A premiação reconhece pesquisadores com até 35 anos que contribuem para o desenvolvimento das ciências no Brasil.
A edição deste ano teve como tema central a emergência climática. Desde a graduação, Elizângela desenvolve estudos relacionados às mudanças climáticas e seus impactos na agricultura, migração e vulnerabilidade socioambiental de comunidades rurais. No mestrado, pesquisou a demanda por fertilizantes e seus efeitos ambientais. No doutorado, analisou a relação entre padrões de consumo das famílias brasileiras e as emissões de CO₂, com foco na sustentabilidade dos sistemas alimentares.
Toda a formação acadêmica da pesquisadora foi orientada pelo professor Dênis Antônio Cunha, do Departamento de Economia Rural da UFV. Desde 2023, Elizângela atua como docente e pesquisadora no campus Unaí da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com foco em agricultura, sustentabilidade e mudanças climáticas.
A escolha dos premiados é feita com base em indicações de instituições científicas brasileiras e avaliação de comissões técnicas independentes. Elizângela será premiada especificamente no tema “Gestão do risco climático na produção de alimentos”. Na mesma temática, Thieres George Freire da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), será reconhecido na categoria Vida e Obra.
Outros vencedores incluem Ygor Jessé Ramos dos Santos (UFBA), premiado na categoria Juventude pelo tema “Saberes e práticas dos povos tradicionais”, e Dzoodzo Baniwa, que receberá o prêmio na categoria Vida e Obra.
A cerimônia de entrega ocorrerá em 23 de setembro, em São Paulo. Os premiados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil, enquanto os da categoria Vida e Obra receberão R$ 200 mil.
Informações: UFV