Mais de 4 milhões de cães e gatos em 853 municípios devem ser imunizados em ação coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde.
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), iniciou nesta quinta-feira (1/8) a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. A ação, que vai até 15 de outubro, tem como meta imunizar mais de 4 milhões de animais em todos os 853 municípios do estado.
A vacinação é gratuita e considerada a forma mais eficaz de prevenir a raiva, uma doença viral com alta letalidade para humanos e animais. A meta é imunizar 90% da população animal estimada em 3,48 milhões de cães e cerca de 648 mil gatos. A SES-MG distribuirá mais de 4,2 milhões de doses aos municípios.
Cada prefeitura será responsável por definir a logística e o cronograma de vacinação, incluindo a data do “Dia D”. A superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Aline Lara Cavalcante, destacou que a vacinação é fundamental para proteger os animais e a população. “A vacinação antirrábica em cães e gatos é essencial para proteger tanto os animais quanto a população. Por isso, é fundamental alcançar áreas urbanas e rurais”, disse.
A veterinária Viviane Moreira, de Santa Luzia, explicou a estratégia local. "Estamos reunindo os agentes comunitários de saúde, alinhando a logística e realizando divulgação para garantir que todos os tutores saibam quando e onde vacinar seus animais", afirmou.
A raiva é causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central. A transmissão ocorre por meio de mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Mariana Gontijo de Brito, coordenadora de Zoonoses da SES-MG, orientou que qualquer alteração no comportamento do animal deve ser avaliada por um veterinário, e a secretaria municipal de saúde deve ser notificada em caso de suspeita.
Em 2024, Minas Gerais não registrou casos suspeitos ou confirmados de raiva humana. O último registro foi em 2023, transmitido por um herbívoro. Gontijo reforçou a importância do protocolo de tratamento imediato em uma unidade de saúde em caso de agressão por um animal com suspeita de raiva.
Informações: Agência Minas