Capacitação reuniu representantes de 28 municípios e abordou novas tecnologias e técnicas de campo no combate às arboviroses
Entre os dias 5 e 7 de agosto, 28 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova participaram do módulo II da Qualificação de Supervisores de Atividades do Controle Vetorial do Aedes aegypti. O evento contou com programação teórica no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova e atividades práticas no Parque de Exposições.
Representaram Viçosa os supervisores de campo Edson Ferreira, Cláudio Roberto, Teresinha Sandra e Isabel Pimentel.
Organizada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS e pela Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial (CEVARB-CV) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a capacitação abordou técnicas preconizadas em Minas Gerais e novas tecnologias recomendadas pelo Ministério da Saúde, como ovitrampas e a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), indicada para locais com grande circulação de pessoas.
A programação incluiu demonstrações práticas do uso da BRI, manutenção de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) leve e pesado, aplicação de inseticidas e orientações sobre segurança no manuseio, reforçando a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Representantes da Central de Praguicidas e de diferentes áreas técnicas da SES-MG participaram do treinamento.
De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Porto Firme, Márcio Léllis, o curso permitiu a troca de experiências e a preparação antecipada das equipes para o período de maior incidência das arboviroses, contribuindo para reduzir o risco de agravamento do cenário epidemiológico.
Informações: Governo de Minas