Até o momento, Viçosa registrou 1.184 notificações de dengue, com 503 casos confirmados e três óbitos. Para chikungunya, foram 25 casos notificados, dos quais 24 foram confirmados.
A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa divulgou o boletim epidemiológico referente à 31ª Semana, com dados atualizados até 15 de agosto. As informações indicam um cenário de baixo risco para dengue, zika e chikungunya no município.
Até o momento, Viçosa registrou 1.184 notificações de dengue, com 503 casos confirmados e três óbitos. Para chikungunya, foram 25 casos notificados, dos quais 24 foram confirmados. Já para zika, houve apenas uma notificação, que foi descartada.
Embora o número total de casos ao longo do ano seja significativo, o boletim destaca uma queda nos registros recentes. Nas últimas quatro semanas, o município teve apenas 9 casos de dengue e nenhum caso de zika ou chikungunya. Esse cenário de baixo risco, de acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), é o que orienta as ações de combate ao Aedes aegypti.
Apesar da redução, a Secretaria de Saúde reforça a importância de a população continuar eliminando focos de água parada. A inspeção regular de caixas d'água, ralos, calhas e outros recipientes é fundamental para a prevenção. O descarte irregular de lixo também deve ser evitado.
A Secretaria de Saúde orienta que, ao apresentar sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça, enjoo, cansaço extremo ou manchas avermelhadas na pele, a população procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para avaliação médica.
Informações PMV