Fungo recém-identificado pertence a uma linhagem inédita e pode ajudar a compreender a evolução da manipulação comportamental de insetos sociais
Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) identificaram uma nova espécie de fungo, denominada Ophiocordyceps acanthoponerae, capaz de infectar e manipular o comportamento de formigas. A descoberta ocorreu durante estudos sobre a relação entre fungos e vespas em Ouro Preto (MG) e foi publicada na revista Fungal Systematics and Evolution (FUSE).
O trabalho foi conduzido pelo pós-doutorando Samuel Lima Santos, orientado pelo professor Simon Elliot, coordenador do Laboratório de Interações Inseto-Microorganismo da UFV. Segundo os pesquisadores, a espécie pertence a uma linhagem próxima à de fungos que infectam vespas sociais, mas apresenta características morfológicas e moleculares distintas.
De acordo com Samuel, este é o primeiro registro de formigas dessa tribo sendo infectadas por esses fungos. A descoberta pode contribuir para entender a evolução da manipulação comportamental exercida por esse grupo de micro-organismos e abrir caminhos para o estudo de substâncias manipuladoras que auxiliem no controle de pragas.