Iniciativa busca aprimorar o atendimento e apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Viçosa, por meio do Setor Família Acolhedora, realizou uma semana de capacitações para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O objetivo foi alinhar as práticas, aprimorar processos e consolidar ações para garantir a qualidade do atendimento a crianças, adolescentes e famílias.
Na segunda-feira, dia 1º, as atividades foram direcionadas às famílias inscritas no programa. Os módulos foram elaborados para oferecer orientação e apoio sobre a importância do serviço. A capacitação buscou preparar as famílias para a proteção de crianças e adolescentes.
A partir de terça-feira, dia 2, o trabalho se voltou à rede socioassistencial, em parceria com o Instituto Terra dos Homens, organização com experiência em acolhimento e fortalecimento de famílias. O treinamento continuado, que durou três dias, teve como foco o fortalecimento da rede e a qualificação do atendimento oferecido no município.
Ainda na terça-feira, a programação incluiu atividades práticas, com oficinas voltadas para o acompanhamento das famílias de origem, das famílias acolhedoras e das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A coordenadora do Setor Família Acolhedora, a assistente social Débora Cristina Levindo de Freitas, reforçou o compromisso do serviço, afirmando que cuidar de crianças e adolescentes é construir futuro. A semana de capacitação incluiu ainda uma consultoria interna.
O serviço Família Acolhedora estabelece alguns requisitos para a participação das famílias. É necessário residir em Viçosa há pelo menos um ano e o responsável deve ter maioridade legal. A família não pode ter antecedentes criminais, éticos ou jurídicos, e não deve apresentar dependência química ou transtornos psiquiátricos. Outros critérios incluem a ausência de interesse em adotar a criança ou adolescente e não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção. Todos os membros da família devem estar de acordo com o acolhimento e ter disponibilidade para participar da capacitação e seguir as diretrizes do serviço.
Informações: Assessoria de Comunicação