Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Nova Cooperativa Reúne Apicultores para Fortalecer Produção de Mel e Própolis na Zona da Mata
9 de outubro de 2025

Iniciativa regional busca comercialização coletiva, capacitação técnica e redução de custos para apicultores de oito municípios

A região de Viçosa conta, desde julho de 2025, com a Cooperativa de Apicultores da Zona da Mata de Minas Gerais. A formalização ocorreu em assembleia e é resultado de uma iniciativa iniciada em 2022, a partir da demanda por cursos de capacitação técnica no setor.

A cooperativa reúne 22 produtores dos municípios de Viçosa, Guaraciaba, Teixeiras, Coimbra, Canaã, São Miguel do Anta, Araponga e Presidente Bernardes. O grupo tem como principais objetivos a comercialização coletiva de mel e própolis, a realização de compras coletivas de insumos e a oferta de treinamentos técnicos aos cooperados.

O processo de criação envolveu visitas a outras cooperativas, como a CONAP, em Nova Lima, além de cursos de manejo de apiários. O projeto contou com apoio da EMATER-MG, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Empresa Júnior de Cooperativismo (CAMPIC), da Secretaria Municipal de Agropecuária de Viçosa e do SENAR.

A direção da cooperativa está composta por José Carlos Pinto (presidente), João Felício Pereira (vice-presidente) e Fábio Dimas Pinto (tesoureiro).

Atualmente, os municípios participantes produzem, juntos, mais de 100 toneladas de mel e 2,2 toneladas de própolis ao ano. Apesar da produção expressiva, produtores enfrentam dificuldades, especialmente durante a entressafra, quando a alimentação das abelhas se torna um desafio.

A cooperativa pretende reduzir a dependência de atravessadores e melhorar a renda dos cooperados. Um passo importante para o início das atividades foi a cessão do prédio da antiga Padaria Comunitária do Córrego Fundo, concedido por cinco anos pela Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural local.

A meta inicial é consolidar a venda coletiva e ampliar o número de associados. Em médio prazo, o grupo pretende conquistar sede própria e expandir a atuação na apicultura regional.

Informações: EMATER-MG